quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O "Cabedelo" e o golfo de "Aqaba"



O QUE É UM "CABEDELO"?

A palavra “cabedelo” corresponde na toponímia a uma pequena ponta de areia na foz de um rio. Existem locais chamados “cabedelo” tanto em Portugal como no Brasil. Usualmente diz-se que a palavra provém do latim, de “capittellu”, diminutivo de “caput”, que significa “cabeça de agulha; capitel de coluna”. Evidentemente que essa explicação não é aceitável, e existe uma muitíssimo mais lógica: “cabedelo” deve provir de “Øqb” [acaba] e de “dll” [del]. O radical “Øqb” [acaba] é nosso conhecido porque entre outras deu origem ao nosso verbo “acabar”, e em fenício significa precisamente “chegar ao fim, acabar”, mas também na forma “cabo” quando nos referimos ao fim de alguma coisa “dar cabo de”. Evidentemente que a própria forma latina “caput”, que significa “cabo”, nasceu desta mesma raiz. Ele está presente em outros locais de influência fenícia, como seja no limite norte do Mar Vermelho, no “golfo de Aqaba” (onde o mar chega ao fim).

 

 A raiz “dll” [del] (ou “dl”), significa geralmente “ser fraco, ser pequeno, ser insignificante”. Esse radical ocorre em outras palavras do português, como seja “guedelha”, “badalo”, etc., por isso sabemos que ela foi usada entre nós.
Assim, “cabedelo” deve provir de “acabedel”, que evoluiu para “cabedel”, com o significado de “ponta fraca”. Claro que não há qualquer relação com agulhas nem capitéis.

Sem comentários:

Enviar um comentário